Reflexão e afeto marcam o Dia de Finados no Cemitério Jardim da Saudade

Programação inclui missas, roda de conversa e chuva de pétalas em homenagem aos que partiram

Reflexão e afeto marcam o Dia de Finados no Cemitério Jardim da Saudade
Maiana Belo/G1 BA

O Dia de Finados, celebrado em 2 de novembro, pode despertar diversos sentimentos, saudade, dor e boas lembranças. Pensando nisso, o Cemitério Parque Jardim da Saudade, em Salvador, preparou uma programação especial de acolhimento e reflexão. Com o tema “O luto é o último ato de amor”, a iniciativa convida as famílias a ressignificar a dor da perda como uma expressão de amor e memória.

As homenagens começam às 8h30, com uma missa no crematório celebrada pelo Padre Edson Ferreira Menezes, da Sociedade Joseleitos de Cristo (SJC). Às 9h30, a psicóloga Therezinha Neta, da própria instituição, conduzirá a roda de conversa “O luto é o último ato de amor”, que propõe um espaço de escuta e partilha para aqueles que enfrentam o processo de despedida.
Encerrando a manhã, às 10h30, haverá a tradicional missa campal, presidida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Salvador, Dom Marco Eugênio, seguida pela simbólica chuva de pétalas de rosas, em homenagem aos entes queridos.

“Neste dia, presenciamos um dos rituais mais significativos da tradição cristã. É um momento em que honramos, oramos e celebramos a memória dos entes queridos que partiram”, destaca Andréa Guedes, vice-presidente do Abrigo do Salvador, entidade mantenedora do cemitério.

O Jardim da Saudade é um dos maiores cemitérios do país, com 152 mil m² de área verde, localizado no bairro de Brotas. Pioneiro no Nordeste ao implantar um crematório próprio, o espaço conta hoje com dois fornos modernos e estrutura completa com 10 capelas, salão de cerimônia, ossuário e estacionamento amplo.

Além da função memorial, o cemitério tem um papel social relevante: toda a renda arrecadada é revertida integralmente para o Abrigo do Salvador, uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) com 91 anos de existência e que atualmente acolhe 120 residentes. A parceria garante a manutenção das atividades e a melhoria da qualidade de vida dos idosos.

Serviço