Mutirão de saúde oferta 650 atendimentos gratuitos neste sábado em Salvador; saiba mais

A Maternidade Climério de Oliveria (MCO-UFBA) e o Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes-UFBA) participam do Dia E do projeto Ebserh em Ação, com a oferta de 650 atendimentos, dentre cirurgias eletivas, exames de imagem e laboratorial, e consultas com especialistas. Estão programadas 38 cirurgias, 338 consultas e 274 exames, em Salvador, neste sábado (5).
No Hupes-UFBA/Ebserh serão 38 cirurgias de alta e média complexidades para pacientes regulados e com o procedimento agendados. Também haverá 35 exames de imagens já agendados: 20 tomografias e 15 ressonâncias magnéticas. No total, serão 73 atendimentos em um único dia na unidade hospitalar. A realização do mutirão neste sábado é parte de um esforço conjunto entre a Ebserh e o Ministério da Saúde para garantir a celeridade no acesso aos procedimentos já indicados aos usuários do SUS.
De acordo com o superintende do Hupes-UFBA/Ebserh, Valber Menezes, a integração entre os hospitais universitários e o SUS é muito importante para cumprir com o objetivo da redução do tempo de espera nas filas da saúde pública. “A redução de filas de cirurgias eletivas e o atendimento especializado é parte fundamental para a integralidade do SUS e o acesso à saúde. A medida é um potencializador importante tanto para assistência quanto para o ensino”, destaca.
A agenda da MCO-UFBA/Ebserh inclui 577 atendimentos ao longo do sábado. Serão 149 ultrassonografias de diversos tipos, 50 mamografias, 40 exames laboratoriais e 338 consultas. Dentro desse total de vagas preenchidas, ainda há 90 vagas disponíveis para agendamento (ver quadro abaixo com vagas).
Os agendamentos podem ser feitos de modo presencial na sede da MCO-UFBA/Ebserh, no bairro de Nazaré, ou por telefone: mamografia (71 3283-9306); consultas e exames (71-3283-9269). Já os exames laboratoriais devem ser agendados apenas presencialmente no setor de marcação do laboratório.
O agendamento presencial pode ser feito entre 8h e 17h, de segunda a sexta-feira, portando documento oficial com foto, comprovante de residência, cartão do SUS e requisição do exame e/ou consulta. A marcação estará disponível até que as vagas sejam preenchidas.
“Essa iniciativa da Ebserh serve para melhorar o acesso a entendimento especializado. Vamos utilizar essa estratégia como redução de filas e ao mesmo tempo melhorando o atendimento. Essa iniciativa é permanente, ao longo do ano, mas no Dia E intensificaremos a ação com mais de 600 atendimentos em um único dia”, ressalta, Carlos Augusto Santos de Menezes, superintendente em exercício da MCO-UFBA/Ebserh.
ESFORÇO NACIONAL
Os mutirões preveem cerca de 9.500 procedimentos, distribuídos entre 1.000 cirurgias, 1.300 consultas e 7.200 exames em diversas especialidades como cardiologia, ortopedia, oftalmologia e saúde da mulher, dentre outras.
O Dia E faz parte do projeto Ebserh em Ação 2025, da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Trata-se de uma iniciativa estratégica com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira a cirurgias eletivas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos em todo o país. Alinhado ao programa Agora Tem Especialistas, lançado pelo presidente Lula com o Ministério da Saúde, o projeto contribui diretamente para a redução das filas e do tempo de espera no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, já foram realizadas nacionalmente na Rede Ebserh 166 mutirões.
Desde seu lançamento, o Ebserh em Ação tem mobilizado os 45 hospitais universitários federais da Rede Ebserh, promovendo mutirões, turnos extras e o envolvimento direto de residentes e graduandos, reforçando o compromisso com a formação profissional, com o atendimento humanizado e com as necessidades da população.
VAGAS DISPONÍVEIS
Psiquiatria - 20 vagas para gestantes;
Laboratório - 15 vagas
Mastologia - 20 vagas;
Pré-natal de baixo risco - 14 vagas;
Pré-natal de alto risco - 13 vagas.
Mamografia - 09 vagas