Barco vira e deixa ao menos seis mortos em Salvador; criança está entre vítimas
A Marinha informou que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) pela CPBA, para apurar as causas e circunstâncias do acidente
Seis pessoas morreram após um barco virar na cidade de Madre de Deus, na Região Metropolitana de Salvador, na noite de domingo. A embarcação tipo saveiro realizava o transporte de passageiros na região entre a Ilha de Maria Guarda e Madre de Deus, no interior da Baía de-Todos-os-Santos. As vítimas, segundo a Marinha do Brasil, são cinco adultos e uma criança. Buscas por desaparecidos seguem nesta segunda-feira.
A embarcação de nome "Gostosão FF" realizava o transporte irregular de passageiros, afirmou a Marinha. Outras seis pessoas, que também estavam na embarcação, foram levadas para o Hospital Municipal de Madre Deus. Três vítimas, sendo duas crianças de 6 e 1 ano e uma mulher de 56 anos, foram transferidas para Salvador. Um sobrevivente ainda aguarda encaminhamento. Duas pessoas receberam alta.
Segundo a Polícia Civil, as vítimas de afogamento foram identificadas como Ryan Kevellyn de Souza Santos, de 22 anos, Flaviane Jesus dos Santos, de 29 anos, Jonathan Miguel de Jesus Santos, de 7 anos, Caroline Barbosa de Souza, de 17 anos e Rosimeire Maria Souza Santana, de 59 anos. O corpo de uma mulher foi encontrado, na manhã desta segunda-feira, na Ilha de Loreto. A mulher foi identificada como Hayala dos Santos Conselho, de 32 anos.
De acordo com o Corpo de Bombeiros da Bahia, "militares localizaram e recuperaram um corpo no canal, entre Loreto e Madre de Deus, possivelmente de uma das vítimas do naufrágio da embarcação neste domingo (21). O corpo vai ser deixado sob os cuidados de Departamento de Polícia Técnica (DPT) para identificação e demais procedimentos legais".
Em nota, a Marinha informou que "a embarcação "Gostosão FF" é inscrita na CPBA na classe "saveiro", para emprego exclusivamente na atividade de esporte e/ou recreio". O órgão apura ainda o excesso de pessoas no barco, no momento do acidente.
O registro foi feito na 17ª Delegacia Territorial (DT/Madre de Deus), que apura o naufrágio.
Desaparecidos
Uma equipe de Busca e Salvamento (SAR) da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi acionada para local em busca por desaparecidos e apurar o ocorrido. A Marinha informou que será instaurado um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) pela CPBA, para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Ainda não se sabe quantas pessoas estavam na embarcação no momento do acidente.
"A CPBA instaurou um Inquérito sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) para apurar as causas e circunstâncias do acidente. Concluído o procedimento e cumpridas as formalidades legais, os documentos serão encaminhados ao Tribunal Marítimo," afirmou em nota.
A Marinha ressalta que permanecem os esforços na busca dos desaparecidos, com o emprego de 39 militares, de um Aviso de Patrulha e uma Lancha de Inspeção Naval Blindada do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, e de uma Lancha de Inspeção Naval e uma Moto Aquática da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), que coordena a Operação de Busca e Salvamento.
O prefeito de Madre de Deus, Dailton Filho, lamentou o ocorrido através das redes sociais. "A Prefeitura Municipal de Madre de Deus expressa profundo pesar pelo trágico acidente de barco ocorrido na noite deste domingo (21), na Baía de Todos os Santos".
O governador Jerônimo Rodrigues também lamentou o acidente envolvendo uma embarcação. "Estou acompanhando as tratativas com a Secretaria estadual da Saúde, da Segurança Pública, Corpo de Bombeiros e o prefeito Dailton Filho. Não mediremos esforços para dar todo o apoio e suporte às famílias."