Copa do Mundo 2026: veja as 42 seleções classificadas e o que falta para completar as 48 vagas
Sediado nos Estados Unidos, México e Canadá, o Mundial ocorre entre junho e junho do no que vem
A Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, Canadá e México, já tem 42 das 48 seleções classificadas. As disputadas na última Data Fifa ampliou a lista de garantidos, com cinco países carimbando o passaporte para o Mundial e movimentando o cenário das Eliminatórias europeias. Restam agora apenas seis vagas em disputa, sendo quatro por meio da repescagem da Europa.
Repescagem europeia definirá quatro dos últimos lugares
Com a fase de grupos encerrada, a Europa volta suas atenções agora para a repescagem, que decidirá quatro vagas para o Mundial. O formato reúne 12 seleções: os segundos colocados de cada chave das Eliminatórias e quatro campeões de grupos da Liga das Nações.
Estão confirmadas na disputa Itália, Albânia, Eslováquia, Ucrânia, Irlanda, Polônia, República Tcheca, Kosovo, Dinamarca, País de Gales, Turquia e Bósnia, todas na categoria de vices dos grupos. Já Suécia, Romênia, Irlanda do Norte e Macedônia do Norte entram como representantes da Liga das Nações.
A Fifa dividirá essas seleções em quatro otes e realizará um sorteio para montar o chaveamento do mata-mata. Serão quatro caminhos independentes, cada um com semifinal e final, todas em jogo
Duas vagas na repescagem mundial
Seis seleções de cinco continentes disputarão as duas vagas finais da Copa do Mundo: Bolívia (América do Sul), Iraque (Ásia), Jamaica e Suriname (América do Norte e Central), Nova Caledônia (Oceania) e RD Congo (África). Entre elas, Iraque e RD Congo, por terem melhor posição no ranking da Fifa, já estão garantidos diretamente nas finais da repescagem.
As outras quatro equipes duelam em semifinais únicas, e os vencedores encaram os favoritos nas decisões. O sorteio que definirá os confrontos acontece na próxima quinta-feira (20), às 9h (de Brasília), em Zurique.



Redação 








