Outubro Rosa: Prefeitura faz ação inédita voltada para pets em Salvador; confira detalhes
Ação inédita conta com mastectomia gratuita para cadelas e gatas
A Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis) iniciou um projeto de mastectomia gratuita em Salvador e deve atender 40 cadelas e/ou gatas. Nesta segunda-feira (9), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Animal de Brotas, recebeu os tutores contemplados.
A auxiliar administrativo da Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal (DIPA), Natália Marcelo, explicou, que essa é a primeira ação no Brasil sobre mastectomia. Os interessados enviaram fotos e a documentação necessária para o e-mail da Dipa.
"Eles foram contemplados para fazer a consulta de triagem para decectar a questão da mastectomia, sabendo se é unilateral ou bilateral. Passando por essa triagem, eles vão fazer o exame de sangue, o USG (exame de imagem) e o cardiológico. Depois disso, passamos para o procedimento da cirurgia. E, se o tutor quiser fazer a castração, ela é gratuita também", disse ela.
Sobre a mastectomia
A médica-veterinária da UPA Animal de Brotas, Luana Miranda, explicou que o paciente que, geralmente, quando o paciente precisa de mastectomia, é por conta de produção de vários hormônios.
"Quando o animal não é castrado, ele vai produzindo vários hormônios que podem acarretar nessa secreção e o crescimento e aparecimento dessas lesões na mama", pontuou ela, ressaltando a importância da castração em animais.
"Se não tiver nenhuma alteração em nenhum exame e o tumor não for maligno, realiza-se a cirurgia. Se, caso, o paciente tiver tumor nas duas cadeias mamárias, a gente realiza o procedimento em uma cadeia mamária e depois, a depender do gosto do tutor, quando tirarmos o ponto de um lado, fazemos do outro. E, com isso, o paciente não tem mais essas alterações e vive normal", afirmou Luana.
Mas, afinal, os castrados poderão ter tumor?
Em baixa escala, há sim a probabilidade de uma fêmea apresentar tutor mesmo sendo castrada.
"Se tiver castrado, a probabilidade dele ter o tumor do outro lado é mínima, já que a produção do hormônio foi cortada", disse ela.
Cadela Xuxu
A doguinha vira-lata caramelo, chamada Xuxu, de seis anos, foi uma das contempladas com a ação. A tutora da pet, Jéssica Pereira, contou ao BNews que já tinha passado por clínicas veterinárias, que recomendaram a retirada do cisto na mama para fazer a biópsia e saber se o tuor é benigno ou não.
"Estávamos fazer pesquisa de preço quando vimos a ação da prefeitura. Imediatamente, mandei a documentação e, mais ou menos 30 minutos depois uma moça entrou em contato e disse que ela foi contemplada", relembrou Jéssica.
Xuxu tem apresentado um cisto de tamanho significativo. "No início era apenas um carocinho, parecia que era apenas uma picada de mosquito. Agora ta bem brande e vísivel, são vários e dá para ver que está bem volumoso", comentou.
A cadela, no dia-a-dia, tem apresentado muito desconforto. "Ela fica bem irritada. No local, ela está bem sensível e não deita mais desse lado, apenas do outro. Dá para notar que incomoda bastante"
Xuxu começou a ser atendida nesta seguna-feira (9) e deve realizar o procedimento em breve.
Créditos: Bnews