Instituto de Cegos da Bahia lança campanha de inclusão e ampliação de atendimentos

Instituto de Cegos da Bahia lança campanha de inclusão e ampliação de atendimentos
Reprodução/Nara Gentil

No dia 13 de dezembro, o mundo celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência Visual e o Dia de Santa Luzia, padroeira dos olhos. Estas datas, que convergem em um propósito comum, são um convite à reflexão sobre a importância da visão e do cuidado com as pessoas que enfrentam desafios visuais. Aproveitando a ocasião, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) lança a campanha “Amplie Seu Olhar”, que busca mobilizar a sociedade para doações e voluntariado, visando expandir e fortalecer sua estrutura de atendimento gratuito às pessoas cegas e com baixa visão.

A campanha incentiva doações que podem ser feitas pelo sitewww.institutodecegosdabahia.org.br/doeagora, pela chave PIX (71) 98817-3193, ou entrando em contato pelo WhatsApp ou e-mail doacoes@institutodecegosdabahia.org.br. Toda contribuição será destinada à expansão dos projetos, modernização das instalações e aumento da capacidade de atendimento do instituto.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 2,2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem com algum grau de deficiência visual. No Brasil, os números também impressionam: dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), do IBGE, apontam que 6,978 milhões de brasileiros possuem deficiência visual, evidenciando a necessidade de atenção e políticas públicas voltadas à inclusão.

O Instituto de Cegos da Bahia

Com sede no bairro do Barbalho, em Salvador, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) é uma referência no atendimento gratuito a pessoas cegas e com baixa visão. Há 91 anos, a instituição oferece prevenção, diagnóstico, habilitação, reabilitação e inclusão social. Atualmente, o ICB realiza mais de 310 mil procedimentos anuais, mas enfrenta desafios devido à alta demanda, com filas de espera que podem chegar a três meses.

A presidente do ICB, Heliana Diniz, destaca a importância do trabalho desenvolvido:"Muitos casos de cegueira poderiam ser evitados com diagnóstico precoce e tratamento adequado. Nosso maior objetivo é proporcionar autonomia e inclusão. Através de programas educacionais, reabilitação e suporte psicossocial, buscamos transformar vidas e quebrar barreiras."

Entre os beneficiados pelo ICB está Edeilton Crispim, técnico em áudio, que enfrentava dificuldades após iniciar um processo de cegueira. Com o suporte da equipe do instituto, ele conseguiu retomar suas atividades diárias e profissionais."O ICB foi determinante na minha mudança de vida. Hoje, consigo trabalhar e cuidar da minha horta novamente, com esperança e gratidão pelo apoio recebido."