Governo vai iniciar estudos de viabilidade técnica de trem Salvador-Feira no primeiro semestre de 2024

A Sedur está aguardando a pesquisa de origem e destino para a viabilidade técnica e econômica

Governo vai iniciar estudos de viabilidade técnica de trem Salvador-Feira no primeiro semestre de 2024
Reprodução\Redes sociais

Nos últimos dias, a informação de que o Governo está estudando a viabilidade para implantação de trem Salvador-Feira de Santana gerou grande expectativa entre os moradores das duas principais cidades do estado. No entanto, conforme nota enviada ao  pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), por meio da Superintendência de Mobilidade (Sumob), os estudos de viabilidade técnica para a implantação do projeto só devem ocorrer no primeiro semestre do ano que vem. 

Segundo a pasta, é necessário aguardar a finalização da pesquisa de origem e destino para a viabilidade técnica e econômica da proposta. A pesquisa está sendo realizada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra). 

A reportagem também questionou a Sedur sobre quais seriam os custos do projeto, bem como seu valor de manutenção e fonte de custeio. No entanto, a pasta indicou que, como os estudos não foram iniciados até o momento, eles não possuem os dados solicitados. A Sedur também não informou onde seriam os pontos de saída e chegada em Salvador e Feira de Santana e não sinalizou se o projeto pode ser estendido para outras cidades baianas. 

Já com relação à pesquisa de origem e destino, a Seinfra informou que a mesma será concluída até o final de novembro. "Dessa forma, ainda não é possível responder os questionamentos realizados", afirmou a pasta. 

Créditos: Muita informação