Salvador elege 120 conselheiros tutelares; veja lista dos eleitos
Gandu e Teixeira de Freitas tiveram votações adiadas por causa de decisões judiciais que beneficiaram candidatos que estavam impugnados.
Os 120 conselheiros e conselheiras que vão atuar nos 24 Conselhos Tutelares de Salvador no quadriênio 2024/2028 foram eleitos no domingo (1°)
A apuração dos votos, que terminou com atraso, por volta das 1h, indicou que 69.652 mil eleitores compareceram às urnas nas 430 seções existentes nas 76 escolas municipais e estaduais da capital baiana.
Além de Salvador, também foram escolhidos 2.225 conselheiros para compor 445 órgãos existentes no estado. De acordo com o último boletim do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, na Bahia foram utilizadas 4.146 urnas.
As cidades de Gandu e Teixeira de Freitas tiveram votações adiadas por causa de decisões judiciais que beneficiaram candidatos que estavam impugnados. Não houve tempo de colocar o nome deles nas cartelas. Ainda não há uma nova data para as eleições nesses dois municípios.
Pela primeira vez, a eleição para os representantes dos Conselhos Tutelares foi realizada em todo o Brasil de maneira unificada, inclusive com urnas eletrônicas. Os 120 conselheiros e conselheiras eleitos passarão por capacitação e tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024.
Os escolhidos terão o objetivo de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente por parte da família, da comunidade e do Poder Público, além de fiscalizar a atuação de órgãos e entidades governamentais e não-governamentais.