Ocupação artística “Salvador em Ópera” toma conta da capital em outubro

Seis espaços da Fundação Gregório de Mattos são disponibilizados

Ocupação artística “Salvador em Ópera” toma conta da capital em outubro
reprodução\redes sociais

"Salvador em Ópera" vai dinamizar e transformar seis espaços culturais geridos pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) através da realização do encontro internacional “Ópera em Pauta”, de apresentações da “Ópera dos Terreiros”, De Aldo Brizzi e Jorge Portugal, do Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, de cinco oficinas ministradas por grandes nomes da ópera internacional e da presença de autoridades do setor cultural do Brasil e da América Latina.

A ocupação artística começa no dia 19 de outubro, no Espaço Cultural da Barroquinha, que será palco do Ensaio Geral aberto da “Ópera dos Terreiros”, não apenas para o público em geral, mas especialmente para alunos de escolas públicas.

A “Ópera dos Terreiros” segue sendo apresentada entre os dias 20 e 25 de outubro, onde será filmada por três cineastas franceses para ser exibida em 2024 na TV francesa.

No Teatro Gregório de Mattos dois encontros importantíssimos serão realizados: no dia 24 de outubro, durante a tarde, o Fórum de Mulheres Gestoras em Cultura, aberto para profissionais, estudantes e entusiastas da cultura.

No dia seguinte será a vez do Encontro "Ópera em Pauta", um fórum de Ópera, Música de Concerto e Dança que em sua quarta edição acontece pela primeira vez na Bahia – foi duas vezes realizado em São Paulo e uma no Rio de janeiro – e que marca a saudável descentralização das atividades operística para fora do eixo tradicional do país.

Entre os dias 23 e 24 de outubro, as Salas Boca de Brasa, Nelson Maleiro, o Café Nilda Spencer e a Casa do Benin abrigarão oficinas práticas essenciais sobre Direção de Cena na Ópera, Produção, Composição, Gestão e Criação de Grupos Orquestrais e Interpretação e Estilo Operístico.

A ocupação artística "Salvador em Ópera"  oferece oportunidades de aprendizado e intercâmbio cultural para todo o público. A ocupação não apenas enriquece a vida cultural da cidade, mas também demnstra o compromisso da FGM com o acesso à cultura para todos.

O espetáculo 'Romeu e Julieta Negros' conta uma história de amor entre um negro banto e uma negra nagô - Um Romeu e Julieta na história dos negros que vieram escravizados para a conturbada construção do Brasil – um amor proibido, devido às diferenças de crenças e costumes entre essas duas nações africanas.

Créditos: Jornal Correio