Festa de Iemanjá vai celebrar 103 anos de tradição em Salvador; confira programação

Evento acontece no domingo (2), no bairro do Rio Vermelho.

Festa de Iemanjá vai celebrar 103 anos de tradição em Salvador; confira programação
Divulgação

Uma das festas populares mais tradicionais de Bahia, o Dia de Iemanjá, em 2 de fevereiro, é celebrado no próximo domingo, no Rio Vermelho, em Salvador.

Em 2025 a festa completa 103 anos e traz como tema “Renascer com as Águas de Yemanjá”. A Prefeitura de Salvador realiza a organização da festa junto com a Colônia de Pesca Z1.

A programação começa no sábado (1º), à meia-noite, com a entrega do presente de Oxum no Dique do Tororó. Ele sairá do Terreiro Olufanjá – Ilê Axé Iyá Olufandê, no bairro do Beiru, às 23h20.

Já no dia 2, o presente principal de Iemanjá sairá às 4h30, também do Terreiro Olufanjá – Ilê Axê Iyà Olufandê, e tem previsão de chegada às 5h na Colônia de Pesca Z1, momento em que haverá uma alvorada de fogos.

O presente principal permanecerá no caramanchão até as 16h, local onde as pessoas também entregam os seus presentes para a organização em grandes balaios e posterior entrega no mar.

Depois das 16h, o presente principal será conduzido pelos pescadores para a embarcação e seguirá por mar até o Buraco de Iaiá, local em formato de concha situado a 3 milhas náuticas da terra.

Entre 6h do dia 1º e 16h do dia 2 de fevereiro, pescadores e colaboradores vão organizar as filas de adeptos e frequentadores para entrada na Casa de Iemanjá e passagem pelo Barracão.

Esquema de segurança

Cerca de mil policiais, peritos e bombeiros atuarão na Festa de Iemanjá, de acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). A pasta também vai empregar o Sistema de Reconhecimento Facial, além de ativar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Postos para atendimento ao público e recepção dos profissionais também estarão montados no circuito da festa. No total, quarenta e quatro câmeras estarão distribuídas nos acessos e também nos pontos de aglomeração da festa.

Uma Plataforma Elevada de Observação (POE) ficará estacionada em um ponto estratégico, dando suporte nos possíveis flagrantes de foragidos da Justiça.

Reprodução: G1