IA chinesa está disponível de graça e em português; veja como funciona
Concorrente da ChatGPT tem causado furor no mercado de tecnologia
A DeepSeek, um assistente de inteligência artificial desenvolvida na China, causou um grande impacto no Vale do Silício e tem sido uma forte concorrente de big techs como OpenAI, Meta e Google. A ferramenta está disponível gratuitamente no Brasil e possui recursos semelhantes aos do ChatGPT, como a capacidade de responder perguntas e reescrever textos. A DeepSeek também oferece suporte ao português e pode ser acessada tanto pelo navegador quanto pelas lojas de aplicativos.
O assistente está disponível pelo site, no Android e também no iOS.
A ascensão do DeepSeek é rápida. Na última segunda-feira (24), a ferramenta ultrapassou seus concorrentes e se tornou o aplicativo mais baixado na App Store nos Estados Unidos. No Brasil, está em sexto lugar entre os aplicativos gratuitos, superando o ChatGPT. A startup chinesa, fundada em 2023, conseguiu desenvolver uma IA poderosa com um orçamento significativamente menor que o de seus concorrentes, o que gerou preocupação na indústria de tecnologia dos EUA.
O modelo de IA utilizado pela DeepSeek, o DeepSeek-V3, lançado em dezembro de 2024, já é capaz de superar o GPT-4 em algumas tarefas, como programação e cálculos mais complexos. No entanto, o sistema da OpenAI ainda é mais eficaz em questões simples de interpretação.
O aplicativo chinês oferece diversas funcionalidades, como reescrita de textos, resumo de documentos, resolução de problemas matemáticos e revisão de códigos de programação. Além disso, ao ativar a opção "Search" no aplicativo, a IA pode buscar informações atualizadas na internet para responder a perguntas.
O app tem uma opção também que mostra o "raciocínio" por trás de suas respostas antes de concluí-las. O processo funciona de maneira similar a um chatbot que "pensa em voz alta", primeiro analisando a pergunta feita pelo usuário, iniciando uma reflexão para desenvolver uma resposta, revisitando pontos importantes, ajustando a direção e, finalmente, apresentando a conclusão.
A ocorre em inglês, independentemente do idioma da pergunta, como no caso de um comando enviado em português. Além disso, a IA revela o tempo gasto no processo de análise.
Para ativar essa função, o usuário precisa clicar na opção "DeepThink (R1)", que fica localizada à esquerda do campo onde o comando é inserido.
Reprodução: Correio 24H