Viola Davis chega a Salvador para participar do Festival Liberatum

Evento acontece de sexta até a segunda-feira

Viola Davis chega a Salvador para participar do Festival Liberatum
reprodução\redes sociais

Viola Davis desembarcou em Salvador na manhã desta terça-feira (31). A atriz norte-americana e ganhadora do Oscar está na capital baiana para participar do Festival Internacional Liberatum, que tem como objetivo promover uma plataforma global de cultura e diversidade com foco especial na cultura negra.

A estrela desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador ao lado seu marido, o ator e produtor Julius Tennon, e foi tietada por fãs. O casal vai ficar hospedado no Hotel Fasano Salvador, no Centro da cidade.

Viola e Julius estão entre as principais atrações do Liberatum, que acontece de sexta-feira (3) até segunda-feira (6). Os artistas participam de um ciclo de palestras no primeiro dia de evento, às 15h, no Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio, ao lado de Melanie Clark e Taís Araújo. Gratuitos, os ingressos para os painéis se esgotaram minutos após serem disponibilizados, na última sexta-feira (27).

Após a palestra, ainda nesta sexta-feira (3), o casal participará de um jantar de gala para convidados no Restaurante Amado, no bairro do Comércio, em homenagem à cantora maranhense Alcione.

O jantar especial será comandado por chefs negros, que vão celebrar no menu a gastronomia baiana.

LIBERATUM BRASIL: Conheça a programação completa do Festival Internacional  que chega à Salvador - Notícias Avera

Estão confirmados os chefs Ana Célia (Zanzibar), Dadá (Sorriso da Dadá), Ícaro Rosa (Jiló), Leila Carreiro (Dona Mariquita) e Lili Almeida. Eles se reunirão na cozinha do chef Edinho Engel, anfitrião do Amado, patrocinador do festival.

Mais sobre o evento

O Festival Internacional Liberatum será realizado em diversos pontos da cidade, como no Centro de Convenções de Salvador, na Praça Cairu e outros locais. Confira aqui a programação completa.

É a primeira vez que o festival é realizado em Salvador e abre a programação do Novembro Negro da capital baiana. Além de Viola, a atriz e diretora norte-americana Angela Bassett, convidada de honra do festival e intérprete da rainha Ramonda no filme 'Pantera Negra', estará na capital baiana. Ela chega no final da tarde desta terça-feira.

Vencedor do prêmio Nobel de literatura, o nigeriano Wole Soyinka também integra a programação. Outras atrações confirmadas são Alcione, Taís Araújo e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. A cantora Iza, a primeira pessoa negra a vencer o Prêmio Nobel de Literatura, e a cantora baiana Majur são mais algumas das personalidades confirmadas.

Dentre as atividades do "Liberatum" estão palestras, pockets shows, manifestações artísticas e demais apresentações de produtores que atuam nas áreas da literatura, música, culinária, arte visual e cinema. O festival será transmitido ao vivo pela plataforma do TikTok.

O evento foi criado em 2001 pelo empresário e produtor indiano Pablo Ganguli em Papua Nova Guiné. Em coletiva de imprensa na última quinta-feira (26), Pablo Ganguli falou sobre a expectativa para realizar a primeira edição do evento na Bahia, considerado o estado mais negro fora de África.

"É uma grande honra para nós criar esse projeto e trazer essa plataforma para encorajar o povo baiano a acreditar nos seus próprios sonhos, criar conexões com grandes ícones criativos e abrir novas portas e novos caminhos", comentou o produtor.

Além da Papua Nova Guiné, o festival já realizou edições em Hong Kong, Índia, Estados Unidos, Marrocos, Itália, Turquia, México, Espanha, entre outros.

Créditos: Correio