Pandemia prejudicou ponte Salvador-Itaparica, diz Rui Costa

Ministro da Casa Civil falou sobre andamento do projeto, conversa com Jerônimo Rodrigues e próximos passos para realização da obra

Pandemia prejudicou ponte Salvador-Itaparica, diz Rui Costa
Reprodução\redes sociais

O ex-governador da Bahia e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou em entrevista para rádios baianas na manhã desta terça-feira (26), que o projeto da ponte Salvador-Itaparica foi prejudicado pela pandemia de Covid-19.

Segundo Rui Costa, a situação gerou uma mudança nos preços dos insumos de grandes obras, o que fez com que contratos precisassem ser revistos.

"Os grandes projetos, não só na Bahia, mas no mundo inteiro, eles foram prejudicados por quase três anos de pandemia. Todos os grandes projetos do mundo e a nossa ponte foi alcançada por esse impacto. Houve uma mudança completa dos preços dos insumos das grandes obras, o que desalinhou os contratos todos e isso está sendo negociado pelo governador Jerônimo", afirmou.

Ainda segundo o ministro, em conversa com o Governador da Bahia durante a reunião que ocorreu em Brasília na noite de segunda-feira (25), foi informado que a empresa responsável pela obra já está iniciando o processo de sondagem. Um novo encontro deve ser feito nesta terça-feira (26) para continuar debatendo o assunto.

"A sondagem é aquele furo que faz onde vai ter um pilar. Cada pilar da ponte vai ter um furo. Hoje, inclusive, às 17h, nós teremos uma reunião com o governador Jerônimo, sua equipe, e eu devo participar, com o embaixador da China", explicou.

Rui Costa destacou também que o presidente Lula é a favor da realização da obra e tem consciência da importância tanto para a Bahia, quanto para o Brasil e reforçou a geração de empregos e renda que o projeto pode trazer para o estado.

O ex-governador da Bahia finalizou a fala afirmando que espera que a obra seja iniciada com maior brevidade possível e que a Marinha vai solicitar a drenagem do local onde a ponte será construída.

"A gente espera, o mais rápido possível, iniciar duas ações importantes para essa obra: a sondagem, que são esses furos, além da dragagem que a Marinha solicitou que fosse feita na Baía de Todos-os-Santos, próximo ao porto evitando, portanto, que a manobra dos navios ocorra próximo aos pilares da ponte. Então, essas duas obras, essas duas ações, que são parte da obra, devem ser feitas em breve", afirmou.

Financiamento

O Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, mais conhecido como CAF, autorizou uma linha de crédito para o Governo da Bahia de US$ 150 milhões para construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. A informação foi divulgada no dia 19 de setembro.

Na prática, a entidade internacional aprovou a destinação de US$ 927 milhões em operações de crédito para a a América Latina e Caribe, sendo US$ 650 milhões para o Brasil, US$ 200 milhões para o Panamá, e US$ 77 milhões para El Salvador.

Dos valores enviados ao país, US$ 500 milhões serão direcionados ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o restante à Bahia.

No estado, a operação seria de financiamento para a ponte. O projeto ajudará a estabelecer um novo eixo de desenvolvimento no Brasil e a atividade impactará positivamente na vida de 4,4 milhões de pessoas que vivem em 45 municípios.

As operações de crédito foram aprovadas na quinta-feira (14) em uma reunião do Conselho de Administração do CAF, integrado pelos Ministros da Economia e Finanças e pelos Presidentes dos bancos centrais dos seus 21 países acionistas. O encontro, segundo o site Valor Econômico, aconteceu pela primeira vez em Santiago de Compostela (Espanha).

A Ponte

A ponte Salvador-Ilha de Itaparica terá 12,4 km de extensão sobre lâmina d’água. Para além disso, terão novos acessos viários: 4 km do lado de Salvador e 30 km do lado da Ilha de Itaparica. Ou seja, somando ponte com acessos são 46.4 km.

Será maior que a ponte Rio-Niterói, que tem pouco mais de 13 km. Na prática, segundo o governo, a Rio-Niterói tem 13,29 km contando com os acessos viários. O trecho sobre lâmina d’água é de 8.83 km.

A obra vai proporcionar uma ligação mais curta e rápida entre a capital e as rodovias BR-101, BR-116 e BR-242. A redução da distância de viagem será de cerca de 100 quilômetros. Duas concessionárias chinesas assumiram o projeto. Cerca de oito mil empregos serão gerados na obra, que vai demandar investimentos de aproximadamente R$ 7 bilhões.

Segundo informações do Governo da Bahia, a expectativa é atingir um fluxo de 28 mil veículos por dia já no início da operação. Em Salvador, a ponte será acessada na região de Água de Meninos. Na Ilha de Itaparica, a cabeceira do equipamento ficará na região da Gameleira.

Créditos: G1