Fornecimento de água começa a ser retomado em bairros de Salvador após conclusão de obra

Serviço voltou de forma gradativa, na tarde desta quarta-feira (6), nos locais afetados pela suspensão temporária de funcionamento.

Fornecimento de água começa a ser retomado em bairros de Salvador após conclusão de obra
Reprodução\Redes sociais

O fornecimento de água em15 bairros de Salvador começou a ser retomado, gradativamente, na tarde desta quarta-feira (6), após a conclusão de obra realizada pela Prefeitura de Salvador.

Conforme explicou a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma linha de distribuição de grande porte, localizada no bairro da Federação, precisou ter a operação interrompida, após um deslizamento de terra durante uma obra da prefeitura para estabilização de uma encosta na localidade do Alto da Bola.

A religação da linha de distribuição estava condicionada ao fim da obra realizada pela Prefeitura de Salvador no Alto da Bola.

Ainda segundo a Embasa, com a implantação da estrutura de sustentação, foi possível retomar a operação da rede. Por causa da instabilidade do restante do terreno, a empresa monitora a retomada com o máximo de cautela e, por isso, a regularização total do fornecimento será mais lenta do que o habitual.

A Embasa informou que enquanto a situação não for completamente normalizada, os moradores podem solicitar abastecimento alternativo por carro-pipa, pelo 0800 0555 195 e pelo site, com prioridade para unidades de saúde.

As áreas afetadas foram:

  • Garcia;
  • Federação;
  • Rio Vermelho;
  • Jardim Apipema;
  • Graça;
  • Vitória;
  • Engenho Velho da Federação;
  • Canela;
  • Barra;
  • Ondina;
  • Calabar;
  • Alto das Pombas;
  • Tororó;
  • Barris;
  • Centro.

Procon

Nesta quarta-feira, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-BA) notificou a Embasa para que ela apresente, no prazo de 10 dias, as justificativas e as informações técnicas sobre a suspensão do serviço nos bairros de Salvador.

O órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH) solicitou também dados sobre a metodologia usada para a cobrança das faturas mensais dos consumidores afetados pelo desabastecimento.

Caso sejam identificadas infrações previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC), o fornecedor poderá responder a processo administrativo e ser penalizado com pagamento de multa. O valor não foi detalhado.

Divulgação: G1