Câmara de Vereadores de Salvador é evacuada após incêndio
Fogo atingiu Salão Nobre e salas ao lado do cômodo. Ninguém ficou ferido.
Um incêndio atingiu a Câmara de Vereadores de Salvador, localizada no Centro Histórico, no início da tarde desta segunda-feira (24). De acordo com a equipe de comunicação da Casa, o local foi esvaziado após o incidente. Não há feridos.
Ainda segundo a assessoria, o incêndio começou no início da tarde, no ar condicionado do Salão Nobre, que fica no primeiro andar, onde acontecem as sessões, mas ainda não há informações sobre o que causou o fogo. Vídeos feitos por pessoas que passavam pela região mostram muita fumaça no prédio.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/G/B/JRIjXdSfCQkZruVFPzDw/foto-no-tamanho-home-20-.png)
Bombeiros militares usaram pelo menos três caminhões no combate às chamas. Em nota, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) informou que, além do Salão Nobre, foram afetados também salas ao lado do cômodo.
Todo o setor afetado e a parte abaixo dele foram isolados, devido ao risco do sobrepeso da água usada para apagar o fogo e no rescaldo, que continua em andamento.
O órgão notificou a administração da Câmara a realizar análises estruturais para a recuperação das partes atingidas com o acompanhamento de profissional habilitado.
O prédio de três pavimentos (subsolo, térreo e primeiro andar) é um dos mais antigos da cidade, com a estrutura arquitetônica de 1696, e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O g1 entrou em contato com a instituição, mas não recebeu resposta até a atualização desta reportagem.
Desastres no Centro Histórico
O imóvel fica próximo de diversos pontos turísticos da capital baiana, como o Elevador Lacerda, Cruz Caída e Pelourinho. O incêndio aconteceu cerca de 20 dias depois do desabamento do teto da Igreja de São Francisco, mais conhecida como "igreja de ouro", também localizada também no Centro Histórico da cidade.



Redação 








