Quem tem fé vai a pé: pedidos de saúde e segurança marcam pedidos de fieis na Lavagem do Bonfim
Este ano são celebrados 270 anos da Basílica do Senhor do Bonfim.
A bissecular Lavagem do Senhor do Bonfim, que acontece nesta quinta-feira (11), em Salvador, é marcada pela fé e devoção de quem veste branco, se banha com água de cheiro e caminha por cerca de 6,5 Km pelas ruas da Cidade Baixa.
Este ano, quando são celebrados 270 anos da Basílica do Senhor do Bonfim, o g1 conversou com fieis que reforçaram pedidos e promessas na maior festa religiosa e popular da Bahia.
O soteropolitano Marcelo Ramos, de 50 anos, frequenta a Lavagem do Bonfim há 35 anos. Este ano o pedido dele foi por mais combate à criminalidade diante dos casos de violência que têm acontecido na Bahia.
“Meu pedido é de mais segurança em 2024. Estamos em ano eleitoral e considero que o mais importante é que todos possam passar em paz por este ano que está apenas começando”, disse.
Além dos pedidos, promessas que duram mais de três décadas continuam sendo pagas. É o caso de William de Oxalá, que realizou uma promessa há 32 anos após ter a tíbia quebrada. Ele caminha a pé e descalço no evento todos os anos como forma de gratidão ao Senhor do Bonfim.
“O osso ficou muito quebrado e meu corpo rejeitou o procedimento cirúrgico duas vezes, então, prometi ao Senhor do Bomfim que, se tudo corresse bem, eu pagaria a promessa de andar da Conceição da Praia à Colina Sagrada", relatou.
Quando o assunto é saúde, quem também se preocupou em pedir proteção espiritual foi o devoto Mario dos Santos, frequentador da lavagem há mais de 30 anos.
A ida à Colina Sagrada é acompanhada por pedidos de saúde para os familiares e por triunfos ao longo do ano para o Esporte Clube Bahia.
“Agradeço mais do que peço, pela minha saúde, dos meus familiares e amigos, além de sempre agradecer pelas conquistas do meu time do coração”, afirmou o soteropolitano.
Divulgação: G1