Mansão do Caminho deixa de fazer partos após 12 anos de atendimento em Salvador
Em nota, a instituição afirmou que houve uma queda na procura por atendimento
Segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), após 12 anos de funcionamento, o Centro de Parto Normal (CPN) Marieta de Souza Pereira, que funciona na Mansão do Caminho, em Salvador, vai deixar de realizar partos. A informação foi confirmada pela instituição, que destacou que a decisão passa a valer a partir do dia 20 de setembro.
A instituição filantrópica afirmou que os serviços de pré-natal para gestantes de baixo risco na unidade localizada em Pau da Lima serão mantidos. Os partos, entretanto, serão transferidos para a Maternidade e Centro de Parto Natural do Albert Sabin. Os outros serviços realizados pela Mansão do Caminho seguirão funcionando normalmente.
A Mansão do Caminho informou, através de uma nota publicada nas redes sociais, que o motivo do encerramento do serviço foi a baixa procura por atendimento quando comparado ao plano de trabalho contratualizado com o Governo do Estado.
"Para se ter uma ideia, em seus primeiros meses foram realizados 75 partos, o que representou 9% da meta da unidade, que é de 840 partos anuais", escreveu a instituição.
O centro de saúde já realizou, ao longo de 12 anos, cerca de 7 mil partos, o que representa uma média de 48 partos por mês. Além disso, foram mais de 500 mil procedimentos ambulatoriais, em média 41 mil por ano.
A partir de 20 de setembro, os pacientes deverão procurar outras maternidades na capital para a realização de partos. A mais próxima da região é a Maternidade Albert Sabin, que fica no bairro de Cajazeiras.
Créditos: Muita informação