Governo vai promover cursos para capacitar mão-de-obra para BYD

Início das atividades da primeira fábrica da montadora chinesa está programado para fim do próximo ano

Governo vai promover cursos para capacitar mão-de-obra para BYD
Reprodução\GOVBA

O secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, afirmou, na manhã desta terça-feira (12), que o Governo do Estado vai iniciar, até o fim deste ano, cursos de capacitação de mão-de-obra para atender à demanda da montadora chinesa BYD (Build Your Dreams) no complexo de Camaçari. O início das atividades da primeira fábrica na Região Metropolitana de Salvador está programado para o último trimestre do próximo ano ou entre janeiro e março de 2025.

"Vamos iniciar o processo de qualificação, porque a indústria é completamente nova. A informação que a gente tem é que a BYD quer montar um complexo tecnológico na Bahia, não é só produção de automóvel, é tudo que envolve a indústria de produção de carros elétricos. Então, isso pode proporcionar uma geração de emprego e renda ainda maior", disse o secretário

Segundo Davidson, que também é presidente estadual do PCdoB, ainda não há definição sobre quais tipos de curso e quantas turmas serão necessárias para a instalação do novo complexo.

"Ainda estamos em contato com a BYD pra ver como vamos formar as turmas, qual a caracterítica da mão-de-obra inicial necessária e vamos trabalhar nessa linha. Vamos investir R$ 20 milhões em qualificação profissional em todo o Estado, priorizando exatamente a juventude e novas tecnologias", destacou ele, ressaltando que também contará com parcerias do Senai Cimatec.     

A instalação de três novas fábricas na Bahia foi anunciada, em julho, em cerimônia no Farol da Barra, na capital baiana. Com investimento de R$ 3 bilhões, o complexo -que será erguido no antigo local da montadora Ford - será responsável por produzir automóveis elétricos, caminhões e ônibus, além de processar células de lítio e ferro fosfato. A capacidade para produção será de até 300 mil veículos e deve gerar mais de 5 mil empregos no Estado.

Créditos: Muita informação