Fabrica de Sons abre inscrições para aulas gratuitas de música em Cajazeiras

Alunos da rede pública de ensino podem se inscrever até o dia 6 de julho

Fabrica de Sons abre inscrições para aulas gratuitas de música em Cajazeiras
Reprodução/Paulo Reis

A escola de música Fábrica de Sons, com o apoio da Pedacinho do Céu Education, está com inscrições abertas para alunos da rede pública de Cajazeiras e arredores que estejam cursando do 6º ano ao ensino médio para aulas gratuitas de música. As inscrições vão até o dia 6 de julho e podem ser feitas através do link disponível no perfil do Instagram @sonsdafabrica. Vale lembrar que, para estar apto, o candidato deverá seguir a página. Serão ofertadas 128 vagas distribuídas entre aulas de violão, violoncelo, violino, viola de arco, teclado, piano, ukulele e canto popular. Em caso de menores de idade, o responsável deverá assinar o termo de responsabilidade e compromisso de imagem que consta na ficha de inscrição.

O objetivo do curso é promover uma atividade intelectual, autonomia e oportunidade de carreira aos participantes. “Penso eu, sinceramente, que esse momento é o melhor para fazer algo dessa magnitude, porque o pós-pandemia deixou os jovens dispersos. Falo isso como professor, no quesito de foco e concentração em algo que é artístico, não só no apreciar, mas no fazer, no produzir. O jovem ficou muito voltado para equipamento digital como material de estudo”, afirmou Paulo Reis, professor e fundador do projeto.

As aulas terão início no dia 27 de julho e acontecerão às sextas e sábados letivos, no espaço cedido pela Pedacinho do Céu. O aluno interessado em se inscrever não precisa dispor de instrumento próprio ou conhecimento prévio de música, pois toda ferramenta necessária será cedida pela escola.

O término do curso será no dia 7 de dezembro, e os alunos farão uma apresentação no Festival Fábrica de Sons, no Espaço Boca de Brasa da Fundação Gregório de Mattos.

“Para resumir, é uma oferta onde nós pensamos em contemplar os jovens com uma arma importante que é a educação. Um violino nas mãos faz um ruído muito mais melódico do que os ruídos dos tiros das armas que são disparados todos os dias nas periferias”, afirmou o professor.

“O aluno tem os professores, mas também adquire a autonomia para fazer o próprio trabalho, criar o próprio repertório, como eles fazem, postam nas suas próprias redes sociais com o acompanhamento da família”, concluiu.

O projeto, que é independente e segue apenas com recursos pessoais do fundador Paulo Reis e o apoio da Pedacinho do Céu Education, já vem gerando frutos na comunidade. Adson Alves Vianna, de 13 anos, já sabe que quer seguir como músico no futuro e aprendeu a tocar piano nas aulas da Fábrica. “O projeto me ajudou de várias maneiras, mas o principal foi encontrar um dom musical que eu tinha, nas questões de musicalidade e socialização, pois lá todos se ajudam, seja corrigindo erros ou em outras coisas.”

Os que quiserem ajudar o projeto podem entrar em contato através do Instagram ou do email sonsdafabrica@gmail.com