Ex atriz da Globo, Ilva Niño morre aos 89 anos
Ilva ficou famosa pelo bordão que a Viúva Porcina (Regina Duarte) usava para chamá-la na novela Roque Santeiro
A atriz Ilva Niño, conhecida pelo papel da empregada Mina na novela "Roque Santeiro", morreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (12), aos 89 anos. Ilva estava internada no Hospital Quali, em Ipanema, desde o dia 13 de maio, após passar por uma cirurgia cardíaca. As informações são do portal G1.
Nascida na cidade de Floresta, em Pernambuco, Ilva faria 90 anos no dia 15 de novembro. Ela começou sua trajetória nas artes cênicas durante os estudos na Escola Normal, onde participou de um curso de teatro grego ministrado por Ariano Suassuna, resultando em sua atuação na montagem amadora de "Antígona", de Sófocles. Esse evento marcou o início de sua paixão pelo teatro.
Ilva Niño iniciou sua carreira no Movimento de Cultura Popular durante o governo de Miguel Arraes, no início da década de 1960. Após o golpe de 1964, mudou-se para o Rio de Janeiro com seu marido Luiz Mendonça, com quem havia participado de um festival de teatro na capital do país em 1957, apresentando "O Auto da Compadecida", de Ariano Suassuna. Luiz Mendonça e o filho do casal, Luiz Carlos Niño, já morreram.
A carreira de Ilva Niño na televisão é marcada por mais de 30 novelas e diversas participações em séries. Ela atuou em produções como "Verão Vermelho" (1969) e "Bandeira 2" (1971). Sua presença também foi notável em "A Patota" (1972), "Gabriela" (1975), e "Sem Lenço, sem Documento" (1977). Em "Pecado Capital" (1975), interpretou a mãe das personagens de Betty Faria e Elizangela. Outros trabalhos incluem "Feijão Maravilha" (1979), "Água Viva" (1980), "Partido Alto" (1984), "O Outro" (1987), "Bebê a Bordo" (1988), e "Sexo dos Anjos" (1989).
No entanto, o papel que eternizou Ilva Niño foi o de Mina em "Roque Santeiro" (1985), onde interpretou a empregada doméstica e confidente da viúva Porcina.
O corpo de Ilva Niño será cremado nesta quinta-feira, embora o local e a hora ainda não tenham sido definidos até a última atualização desta reportagem.
Divulgação: Bnews