Será que vai dar praia? Confira previsão do tempo para o final de semana em Salvador

Veja também o Boletim de Balneabilidade das praias na capital e interior.

Será que vai dar praia? Confira previsão do tempo para o final de semana em Salvador
reprodução\redes sociais

O primeiro final de semana deste mês de novembro será de tempo instável em Salvador.

No sábado (4), o tempo deve ser de céu nublado e pancadas de chuva fraca a moderada no interior baiano. Entre o baixo sul e o litoral norte, incluindo Salvador e a região metropolitana, a nebulosidade estará variável e com pequenas chances de chuvas fracas e isoladas. A temperatura máxima prevista para a capital baiana é de 32°C.

No domingo (5), as condições meteorológicas permanecerão instáveis no centro-sul e oeste do estado.

O tempo vai ficar favorável a ocorrência de pancadas de chuva fraca a moderada e, em algumas localidades, os acumulados poderão ser expressivos. As demais áreas serão de tempo firme, com variação de nebulosidade e pequenas chances de chuvas isoladas.

Para a segunda-feira (6), a tendência é de tempo instável no interior do estado. Há possibilidade de variação de nebulosidade com pequena chance de chuva fraca e isolada na porção entre o baixo sul e litoral norte baiano.

Em caso de sol no final de semana, muita gente escolhe ir à praia como opção de lazer e, por isso, o Inema sempre atualiza a lista dos locais impróprios para banho.

Os critérios adotados pelo Inema estão definidos na análise da presença de uma bactéria nas águas, que é encontrada de maneira abundante somente em fezes humanas e de animais, esgotos, efluentes, águas naturais e solos que tenham recebido contaminação fecal recente.

Segundo o Inema, a balneabilidade é considerada imprópria quando a densidade da bactéria E. coli for superior a 800 UFC/100 ml, em duas ou mais amostras, de um conjunto de cinco semanas, coletadas no mesmo local ou o valor obtido na última amostragem for superior a 2000UFC/100ml.

Ainda que uma praia apresente baixas densidades de bactérias fecais, ela pode ser classificada na categoria imprópria, quando ocorrerem circunstâncias como: derramamento de óleo; extravasamento de esgoto; ocorrência de maré vermelha; floração de algas potencialmente tóxicas ou outros organismos e surtos de doenças de veiculação hídrica.

O Inema alerta que no período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças.

Além disso, não é aconselhável tomar banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

  • Salvador: Periperi – (Na saída de acesso à praia, após travessia da via férrea); Boca do Rio – (Em frente ao posto Salva Vidas); Lagoa de Abaete – (Em frente à placa de fundação do parque);
  • Baía de Todos-os-Santos: Madre de Deus (Sob a ponte em Madre de Deus); Bom Jesus dos Pobres (Em frente à barraca de praia Joia Rara); Pedras Altas (Em frente às barracas de praia); Gameleira (Em frente à Cruz da Gameleira);
  • Costa das baleias – litoral extremo sul: todas as praias monitoradas, pelo Inema, estão próprias para o banho;
  • Costa do Cacau – litoral sul: Marciano (Próximo ao Bar Litrão); Malhado– (Próximo à escultura da sereia);
  • Costa do Dendê – litoral baixo-sul: todas as praias monitoradas, pelo Inema, estão próprias para o banho;
  • Costa do descobrimento – litoral extremo sul: todas as praias monitoradas, pelo Inema, estão próprias para o banho;
  • Costa dos coquieros – litoral norte: Imbassaí – (Em frente às barracas de praias da localidade, próximo à foz do Rio Imbassaí); Rio Pojuca – (Na Barra).

Créditos: G1