Chuva intensa e ventos fortes seguem em Salvador; partes de bairros ficam sem energia e órgãos emitem alertas

Inmet emitiu alerta de perigo para chuvas intensas e ventania em Salvador e região, já Codesal aponta risco de alagamentos e deslizamentos. No aeroporto de Salvador, voos foram remanejados.

Chuva intensa e ventos fortes seguem em Salvador; partes de bairros ficam sem energia e órgãos emitem alertas
reprodução\redes sociais

Salvador foi marcada pela chuva e ventos fortes nesta terça-feira (7). Por causa da situação, órgão emitiram alertas, voos foram remanejados e partes de alguns bairros ficaram sem energia elétrica.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos intensos, com velocidade entre 40 a 60 km/h no litoral de Salvador e na região metropolitana, durante esta semana.

Segundo o Inmet, pode chover forte também na faixa entre o Baixo Sul, Recôncavo e Nordeste, com acumulado podendo passar dos 50mm. Ainda de acordo com o instituto, nesta terça a temperatura na capital baiana varia entre 22ºC e 27ºC. De quarta até sexta (10), a temperatura fica entre 22ºC e 28ºC.

Parte do teto da diretoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, desabou na madrugada desta terça por causa do vento forte e a chuva que atingem a capital baiana.

Parte do teto da diretoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) desabou na madrugada desta terça — Foto: Redes sociais

No aeroporto de Salvador, três voos foram remanejados para Aracaju nesta terça-feira por causa do mau tempo na capital. Segundo a Gol, operadora dos voos, após o reabastecimento, as aeronaves aguardavam a melhoria no tempo para retornar a Salvador.

Já segundo a VINCI Airports, empresa responsável pela administração do aeroporto, quatro voos foram impactados pelas condições de tempo, sendo confirmados os atrasos de dois com destino a Congonhas e Guarulhos. Os outros dois não foram confirmados pela assessoria.

A Defesa Civil de Salvador (Codesal), alertou para o risco para alagamento e deslizamento de terra e reforça que o órgão funciona em regime de plantão 24h, no número 199.

Ainda em decorrência das chuvas e ventos de maior intensidade, partes de bairros de Salvador apresentaram problemas no fornecimento de energia. Por volta das 17h30, não havia luz em trechos do Rio Vermelho, CAB, Comércio, Pituba, Imbuí, Armação e Pelourinho.

Por meio de nota, a Neoenergia Coelba informou que registrou um aumento na incidência de vegetações e objetos sobre a rede elétrica. As situações elevaram a quantidade de ocorrências na cidade e aumentaram a complexidade dos serviços.

Para atender a situação, a distribuidora dobrou a quantidade de equipes em campo e vai atuar com o reforço operacional para restabelecer todos os consumidores afetados com a maior brevidade possível.

Em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes devem acionar a distribuidora através do teleatendimento gratuito 116, o WhatsApp (71. 3370-6350), o aplicativo Neoenergia Coelba e a Agência Virtual.

Terminal Náutico em Salvador em dia de tempo chuvoso — Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia

Além disso, as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos não operam nesta terça-feira.

Já a Travessia Salvador-Morro de São Paulo operou com conexão em Itaparica ou em Mar Grande, pois as condições de navegação no percurso entre a capital e a Ilha de Tinharé estão adversas para o tráfego dos catamarãs.

Com conexão em Itaparica, os catamarãs saíram normalmente do Terminal Náutico, no bairro do Comércio, em Salvador, atracaram em Itaparica, na ilha, onde os passageiros seguiram de ônibus dos operadores até a Ponta do Curral (Valença) e fizeram a pequena travessia em lanchas até Morro de São Paulo. O tempo da viagem, com conexão, fica em torno de 3h20, uma hora a mais em relação à viagem direta.

Créditos: G1