Bahia volta a realizar transplantes cardíacos após quase dois anos
O transplante de coração voltou a ser uma realidade na Bahia. Nesta quarta-feira (4), uma paciente de 49 anos, natural de São Felipe, que aguardava há uma semana na fila, recebeu um novo coração. O transplante foi realizado no Hospital Ana Nery, em Salvador, e foi viabilizado graças a doação realizada por familiares de um paciente de 29 anos, vítima de Traumatismo Crânio Encefálico, que estava internado no Hospital Clériston Andrade, em Feira de Santana.
A paciente transplantada era acompanhada pelo Ambulatório de Insuficiência Cardíaca do Ana Nery, onde realizou uma série de exames para, assim, se tornar apta para a cirurgia. “A cirurgia durou cerca de cinco horas e foi um sucesso, a paciente passa muito bem”, explicou o médico Filinto Marques, membro da equipe do Ana Nery.
Dados do Sistema Estadual de Transplantes mostram que, até agosto de 2023, a Bahia realizou 701 transplantes, sendo 27 de fígado, 210 de rim, 362 de córnea e outros 102 de medula óssea. No período, o número de doadores de múltiplos órgãos aumentou de forma considerável, saltando de apenas três no primeiro mês do ano para 19 em agosto.
“Hoje é um dia de muita alegria para todos nós. Através de uma família que se dispôs a doar, conseguimos salvar uma vida. Estamos muito felizes com a retomada do transplante cardíaco e com a possibilidade de garantir a realização do procedimento no próprio estado. Esse é o Sistema Único de Saúde que trabalhamos diariamente para construir”, comemora a Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, sobre a retomada do transplante cardíaco em solo baiano.
Créditos: alô alô bahia